Iza Engel

O que importa não é a beleza do vaso e sim a exuberância da flor.

Textos


Cada idade exige uma atenção 

 

Minha amiga, Clarice já completou 93 anos, vive sozinha com sua cachorrinha. Mesmo com vários problemas de saúde, não quer sair de sua casa. É como uma árvore, tem suas raizes fixas no solo.

Poderia viver com sua irmã, Neusa, que reside na casa que foi de seus pais. Que de certa forma, também é dela, pois até hoje não foi feito o inventário da propriedade. Além disso tem espaço suficiente. Na propriedade tem duas casas. Neusa mora apenas com um neto, órfão de pai e  mãe. Moço educado, que dá atenção pra ela. Neusa já convidou a irmã para morar com ela, mas Clarice é teimosa e não concorda.

Quando precisa ir ao médico, ou fazer compras, Clarice recorre a uma pessoa conhecida para levá-la. Lógico, que paga pelos serviços da pessoa que a serve. Contudo, se morasse com a irmã, tudo seria mais fácil. Mas Clarice não admite, não para um pouquinho pra pensar.

Muitas vezes tentei falar com ela sobre esse assunto, mas ela sempre corta a conversa. Não percebe que há situações na vida das pessoas idosas que são difíceis de resolver, quando estão sozinhas. Nunca se sabe quando situações complicadas podem acontecer nas diversas etapas da vida. Contudo, depois dos noventa anos de idade, qualquer problema com acidentes domésticos, serão mais difíceis de resolver, se a pessoa está só. No meu modo de ver e sentir tais questões, acredito que não devemos ficar ligados aos lugares que vivemos. E conforme a idade que temos é necessário adaptarmos nossas vidas, aceitando ajuda de familiares e amigos que realmente nos querem bem.

Hoje ainda é possível vivermos no interior, longe de diversos recursos, mas à medida que envelhecemos, precisamos ter familiares por perto, pois não sabemos o que pode nos acontecer amanhã. É muito bom ficarmos alertas, para evitarmos problemas com acidentes…, eles ocorrem quando menos se espera.

 

Iza Engel 

Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 11/12/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras