Iza Engel

O que importa não é a beleza do vaso e sim a exuberância da flor.

Textos

DESCANSAR DE QUÊ?
Descansar de quê?
Depois de me aposentar como professora, por diversas vezes fui interrogada: Como vai? Só descansando? Se pensar apenas na profissão exercida durante anos, posso dizer sim. Contudo, não fui movida somente por ela. Descansar por quê? Não estou cansada. Estou fazendo outras coisas, vivendo e trabalhando como sempre, apenas por gosto e opção própria.
Muitas pessoas têm em mente que aposentadoria serve apenas para usufruir vida fácil. Não percebem que  podem escolher o que fazer do tempo disponível, podendo aproveitá-lo ao próprio gosto. Isso poderá trazer boas recompensas, pois todo trabalho feito com dedicação e amor tem um retorno promissor e saudável.
Durante o trabalho, ficamos tão envolvidos que não notamos o desenvolvimento de novas aptidões e capacitações, recebidas como verdadeiras inspirações.
Há pessoas que se comportam apenas como  usufruidoras,  não reconhecem o gosto pela execução do próprio trabalho, jamais sentiram o prazer de dizer: "foi feito com minhas próprias mãos".
Aprendi desde criança a alegria pelo fazer. Ficava ao lado de minha mãe quando costurava e sentia o prazer de imitá-la aproveitando os pequenos retalhos que sobravam. Não possuía grandes brinquedos como as crianças de hoje, mas era muito feliz com aquelas bonequinhas que improvisava.
Os bons exemplos e a convivência harmônica entre pais e filhos despertam o bom gosto e interesse pelo trabalho.
Apenas contemplar e esperar dias, meses e anos findarem, deve ser muito entediante e certamente não traz alegria. Esse descansar tem o mesmo sentido que esperar a visita da morte. É certo que devemos nos preparar espiritualmente para a hora final; contudo precisamos viver e celebrar a vida com trabalho, gratidão e muito amor.
Iza Engel
Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 23/03/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras