Iza Engel

O que importa não é a beleza do vaso e sim a exuberância da flor.

Textos

Liberdade
    
   Como saber o que é liberdade? Você é de fato livre? O que é ser livre? Já analisou com calma sua vida? E suas ações? Não oprime o outro nem se deixa oprimir?
   Até o conceito fundamental de liberdade os seres humanos perderam. A liberdade provém do direito natural que o homem possui de determinar o que julga conveniente ou preferível.
   Em meio à confusão de idéias atuais, erroneamente denominadas livres, o indivíduo nem sabe o que é natural.
   Muitos pensam que são livres, contudo se apegam a idéias alheias como se fossem suas.
   É necessário, antes de tudo, tornar-se uma individualidade, desenvolver suas capacidades; buscar os meios de voar com suas próprias asas, não apenas da imaginação e sim do conhecimento, do saber, de sua história de vida...
   Na época atual, as pessoas estão se sentindo pressionadas em todas as direções, como se várias forças as sufocassem. Não conseguem contrapor ações de outros, são incapazes de fazer valer seus próprios ideais, seus gostos pessoais, aquilo que as torna em personalidades por si mesmas. Nada é original!
   Depende delas encontrar o meio de sair desse redemoinho. A força para vencer vem do interior do ser, é preciso não desanimar e buscar por ela. E como? Não se deixar levar pelo mais cômodo, não querer “levar vantagem em tudo”, retomar os verdadeiros princípios de ética, moral, fidelidade, consideração... visualizar assim a saída desse torvelinho.
   Ao seguir por esse caminho poderá reencontrar a liberdade, sentir a verdadeira paz, aquela que faz surgir na alma somente gratidão por existir.
Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 06/03/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras