Iza Engel

O que importa não é a beleza do vaso e sim a exuberância da flor.

Textos

Onde está a educação?
Onde está a educação?

Quando necessito utilizar um sanitário coletivo, me pergunto:
— Como as pessoas cuidam de seus banheiros? Custa-me acreditar que  mães não ensinem aos filhos o uso correto do papel higiênico; nem mesmo colocá-lo no lixo!
Já me aconteceu entrar em um desses sanitários no momento da limpeza; fiquei pasmada com a má qualidade do serviço. A encarregada do trabalho não tinha a menor noção de como executá-lo. Não consigo entender como uma senhora, provavelmente mãe de família, não sabe sequer limpar um banheiro. Mais difícil ainda compreender como mulheres jogam os papéis usados pelo chão, não tendo a menor consideração com as que farão uso do local após sua saída.
É triste, deplorável o estado de muitos deles. É lógico que há alguns bem cuidados, mas mesmo nesses, vez ou outra passa por lá uma pessoa sem noção alguma dos cuidados básicos de higiene.
Como mudar esse quadro onde tantos não se preocupam com noções básicas de higiene, respeito ao próximo e educação?
Educar não é apenas desenvolver a inteligência e instruir, mas sobretudo promover o aperfeiçoamento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano para que atue com disciplina e apreço, principalmente nos locais de convívio social.
Quando pais não servem de exemplos para seus filhos, como será o comportamento das próximas gerações?
  



Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 13/02/2010
Alterado em 22/01/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras